Inspire e você sentirá o quão relaxado ficará.
Pranayama (Prāṇāyāma) é a prática do controle da respiração no yoga. No yoga moderno, como exercício, ele consiste em sincronizar a respiração com os movimentos entre asanas, mas também é um exercício de respiração distinto por si só, geralmente praticado após o asanas.
Kapalabhat, também chamado sopro de fogo, é um importante Shatkarma, uma purificação no hatha yoga. A palavra kapalabhati é composta de duas palavras em sânscrito: kapal significa "crânio" e bhati significa "brilhando, iluminando". Os órgãos dentro e abaixo do crânio, principalmente o cérebro, o cérebro pequeno e qualquer um dos espaços dentro da cabeça que estão conectados à parte posterior do nariz, são influenciados de maneira adequada.
Deve-se saber como fazer Kapalabhati Pranayama de maneira adequada. Destina-se principalmente à limpeza dos seios cranianos, mas tem muitos outros efeitos, incluindo a cura da anemia, de acordo com o Gheranda Samhita e outras fontes.
A técnica de Kapalabhati envolve exalações fortes e curtas e fortes e a inalação acontece automaticamente. Existem três formas de Kapalabhati:
Vatakrama kapalabhati, uma prática semelhante à técnica Pranayama de Bhastrika, exceto que a expiração é ativa enquanto a inspiração é passiva, o oposto da respiração normal.
O Vyutkrama kapalabhati, uma prática semelhante ao Jala neti, envolve cheirar água pelas narinas e deixá-lo fluir para a boca e depois cuspir.
O Sheetkrama kapalabhati, pode ser considerado o inverso do Vyutkrama kapalabhati, no qual a água é retirada pela boca e expelida pelo nariz.